Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

10
Mai12

A importância da luz (3)

Longaevitas

(retirado do livro curar do Dr. David Servan-Schreiber, psiquiatra famoso pelos seus livros, "curar" e "dieta anti-cancro") 

 

Existe uma forma de acertar todos os relógios interiores. Tal como os girassóis que se orientam na direcção do sole o seguem durante o dia, o hipotálamo é extremamente sensível à luz. Ele é biologicamente feito para acertar o corpo e o cérebro ao ritmo das estações, vigiando de perto o alongar ou o encurtar dos dias. Quando esle está orientado correctamente o controlo do hipotálamo na secrecção das hormonas e dos neurotransmissores.

A importância da luz

Quando os dias diminuem com a chegada do Outono e depois do Inverno, cerca de uma em cada três pessoas sente uma alteração da sua energia e dos seus impulsos. Estas alterações parecem inspiradas na fisiologia da hibernação: noites mais longas, um despertar difícil , um desejo constante de pão, batatas, massas, chocolates, rebuçados, uma baixa da energia e da libido, uma perda de motivação para os projectos novos, raciocínios lentos...Entre o mês de Novembro e Março, para cerca de 10% das pessoas que vivem acima do paralelo 40º (Madrid na Europa, Nova Iorque na América), estes sintomas assumem a proporção de uma verdadeira depressão. O mais notável, é que estes sintomas são muito mais físicos do que psicológicos. O que não é verdadeiramente surpreendente, uma vez que eles são muito mais fruto de uma mudança dos ritmos biológicos do que consequência duma dor emocional.

 

Mais à frente iremos referir a abordagem que propomos para corrigir estes desiquilíbrios aqui descritos.