Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

24
Out12

Atividade física e benefícios mentais

Longaevitas

É comumente aceite que os adolescentes que fazem mais atividade física em geral, têm menos problemas de saúde mental. Karin Monshouwer, do Instituto Holandês de Saúde Mental e Dependência (Holanda), e colegas investigaram os mecanismos psicológicos subjacentes a esta Associação. Os investigadores entrevistaram mais de 7000 estudantes holandeses, com idades entre 11 a 16 anos, que foram investigados em relação à atividade física, problemas de saúde mental,  percepção de peso corporal, e participação em desportos organizados.

A equipa descobriu que os adolescentes que eram fisicamente inativos ou que tinham uma perceção dos seus corpos como "muito gordo" ou "muito magro" estavam em maior risco para ambos os problemas de depressão e ansiedade, bem como como agressão e dependência de substâncias.

Os adolescentes que participaram em desportos de equipe, tinham um baixo risco de problemas de saúde mental. Os autores do estudo escrevem que: "Este estudo encontrou algum suporte para a auto-imagem e as hipóteses de interação social e, assim, confirma a importância dos aspectos psicológicos e sociológicos da atividade física."