29
Jan08
Alimentação e estilo de vida
Longaevitas
Se possível necessitava de alguns esclarecimentos acerca da alimentação adequada ao meu estilo de vida uma vez que tenho uma vida um pouco diferente do padrão dito normal. Tenho 36 anos, 1,71m, e 57kg.
Trabalho de noite há muitos anos (18 anos), deito-me por volta das 7h, e levanto-me por volta das 14h. Assim sendo ñ posso levar uma alimentaçao normal uma vez que quando me levanto (14h) ñ sou capaz de almoçar, além de ñ me apetecer nada por-me de volta do fogao assim que me levanto, tambem é certo que ñ tenho muita fome, bebo um copo de leite e uma sandes leve e passado 1h já estou com fome, como uma peça de fruta ou um iogurte mas ñ resolve.
Vivo em Espanha e por aqui a comida ñ é muito saudavel, por isso mesmo evito comer fora. Desforro-me ao jantar porque trabalho mais de 10h seguidas e no meu trabalho ñ me é possivel andar a comer, mas assim que chego a casa devoro o que tenho e o que ñ tenho e vou dormir, sei que ñ faço bem, mas ñ sou capaz de adormecer com um copo de leite ou um iogurte, ñ sou de comer muito mas noto que o meu metabolismo se alterou, porque quando tinha 20 anos comia qualquer coisa e ficava bem e nunca tinha fome e agora nao.
Assim se possivel gostaria que me aconselhasse qual seria a alimentaçao correcta ao meu estilo de vida.
Obrigado pela atençao e aguardo uma resposta se possivel .
Gracias
Mary
Mary
Cara Mary,
Apesar de comer a horas muito diferentes do comum dos mortais mantenha as mesmas regras e os mesmos princípios do que chamamos uma alimentação saudável (muitas delas já descritas no blog).
É normal que ao acordar não queira mais do que um copo com leite. Coma igualmente uns cereais simples e com pouco açúcar porque o açúcar aumenta a sensação de fome.
Coma uma peça de fruta duas horas mais tarde (como faz) e uma ou duas bolachas integrais.
Coma na “sua” hora de almoço (18h a 20h?) umas fatias de fiambre de peru, galinha ou porco (cerca de 60 a 80 g). A partir desta refeição coma de duas em duas horas ou de três em três horas mas nunca faça intervalos superiores a três horas. Como exemplo pode ingerir duas horas a três horas depois duas peças de fruta; Duas horas a três horas mais tarde um iogurte e duas bolachas integrais; Duas horas a três horas mais tarde seis metades de nozes. Deste modo será mais fácil regrar a ingestão de alimentos quando chega a casa. Como janta e deita-se de seguida seria bom jantar, por exemplo, uma sopa e arroz acompanhado com muitos vegetais estufados.
Talvez não tenha dito nada de muito interessante e de novo mas julgo que, se for capaz de respeitar de alguma maneira o que acabei de lhe escrever, poderá sentir alguma diferença.
Um abraço
Isabel Fragoso