Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

04
Jun08

Luz e saúde física e mental

Longaevitas

 

A quantidade de radiação ultravioleta presente na luz natural do Sol é necessária para a saúde física e mental, para a força muscular, para ter energia e capacidade de aprendizagem. A luz Solar em doses correctas melhora a eficácia do sistema imunitário, estimula o metabolismo, reduz a fome, aumenta a inteligência e é essencial à energia e vitalidade do homem.
 
O Dr. Ott, no seu livro Health and Light, conta como, por casualidade descobriu nele próprio, que a química do corpo, e o metabolismo de cada célula, de cada tecido é influenciado pelas características da luz que entra nos olhos e alcança a glândula pineal. O Dr. Ott teve um problema de artrite na anca que não conseguia tratar de forma nenhuma e que o impedia de fazer uma vida normal. Não podia fazer esforços e tinha dor frequentemente. Tinha tentado de tudo, dieta, suplementos, produtos farmacêuticos, banhos mornos, etc., mas nada funcionava.
 
Pensando que o Sol pudesse fazer bem, aproveitou um período de trabalho na Florida para ir frequentemente à praia, mas não observou nenhum benefício evidente.
Um dia, partiu os óculos que usava sempre, e até ter óculos novos utilizou os óculos de reserva, mas como estes o magoavam no nariz passava a maior parte do tempo sem óculos. As dores da anca começaram a reduzir. Como já tinha tentado tudo para se ver livre desta doença, tentou encontrar a relação que haveria com a utilização de óculos.
Ott foi o primeiro a demonstrar em 1964, num trabalho publicado no anais do New York Academy of Science, como as plantas só podem atingir pleno desenvolvimento se a luz solar chegasse a elas sem ser reduzida ou distorcida por qualquer forma de vidro ou material transparente e que, por exemplo o desenvolvimento das maçãs pode ser retardado ou completamente impedido se a luz solar for simplesmente filtrada mesmo que atinja a planta através de vidro transparente.
O facto é que as lentes dos óculos, mesmo sendo transparentes, induzem uma distorção no comprimento de onda impedindo-a quase completamente de chegar ao olho, eliminando quase inteiramente os raios ultravioleta que mesmo sendo invisíveis, condicionam o correcto funcionamento do “delicado” sistema endócrino e hormonal.
No caso do Dr. Ott, poucos meses antes o seu médico tinha prognosticado a provável e próxima necessidade de fazer uma intervenção cirúrgica, mas depois de evitar usar os óculos durante alguns meses, a não ser quando era indispensável, conseguiu ficar curado. Na altura em que o Dr. Ott escreveu este livro, em 1973, ainda não estavam disponíveis todos os estudos de investigação que vieram confirmar os efeitos terapêuticos do Sol e da luz, no entanto a sua experiência, foi fundamental para o motivar a aprofundar a sua investigação.
Todas as pessoas que tinham problemas como diabetes, perda de visão, artroses, artrites e mesmo tumores e que seguiram a sugestão do Dr. Ott e tiraram os seus óculos utilizando-os apenas quando era indispensável, procurando expor-se à luz solar o mais possível, obtiveram benefícios impressionantes.
 
A luz que entra nos olhos deve ser o mais semelhante possível à luz do Sol. Qualquer coisa que a possa modificar ou distorcer determina efeitos negativos no corpo.