Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

04
Set08

Sol, Alergia, Amêijoa

Longaevitas

 

Boa tarde Drª Isabel, na semana passada estava de férias, apanhei um pouco de sol, mas não estava queimada, á noite comecei a sentir umas picadas fortes seguidas de muita comichão, fui a uma farmácia e receitaram-me fenistil, o certo é que a dor acalmou mas por poucos minutos, eram insuportaveis as pontadas que me dava. fiquei com dúvida se seria alergia ao sol... o que nunca me aconteceu, ou entao de amêijoas que comi ao jantar. Será que esta comichão foi derivado ao sol ou as ameijoas?!
Dora Pereira
 
Boa tarde Dora,
Obrigado pela sua pergunta. Como deve calcular é impossível só com os dados que tenho responder concretamente  à sua pergunta, porque não conheço todo o envolvimento, nem sequer observei o que me refere.
Contudo deixo algumas pistas para que possa reflectir sobre os assunto:
- A que horas esteve exposta ao sol?
- Quantas horas esteve exposta ao sol?
- Qual a cor da sua pele quando se expôs ao sol?
Estas perguntas como deve calcular, devem ajudá-la a perceber se estava apta a apanhar sol, isto porque nos devemos expôr duma forma progressiva, e não depois de estarmos resguardados um ano inteiro passar várias horas ao sol.
Além disso uma coisa é apanhar sol de manhã, ante das 11h, ou à tarde a partir das 16h, outra é entre as 12h e as 16h.
Deve ainda ter em consideração o tipo de alimentação que faz. Caso tenha uma alimentação com alimentos anti-oxidantes (vegetais e frutos) tem muio menos probabilidades  de se queimar.
Deve ainda considerar um factor muito importante e geralmente desprezado. Utilizou creme protector solar? Muitas vezes os químicos utilizados nos protectores são os causadores dos sintomas que referiu. Também não sei se usou algum protector solar.
Finalmente, em relação à possibilidade de poder ser uma alergia às amêijoas, não tenho quaisquer dados que possam conduzir a essa causa, mas pense se alguma vez anteriormente ao comer amêijoas notou sintomas como os que refere agora.
Caso mantenha as suas dúvidas e tenha interesse em despistar essa situação poderá pensar em fazer uma análise que lhe reponderá objectivamente à sua questão.
Para finalizar volto a referir que estes dados são apenas uma reflexão que faço consigo, e que pretende ajudá-la a descobrir a causa desses sintomas, pois não tenho dados suficientes para responder.
Espero ter ajudado.
Isabel Fragoso
Longaevitas Wellness Care Center
214220091

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.