Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

26
Set08

Exercício em casa

Longaevitas

 

Ola Professora!
 Sou a Mariana, tenho 21 anos, tenho 1.54, com 55/56kg e sou uma pessoa com tendência para engordar.
Como  sou uma pessoa de estatura baixa, estes 55/56 kg notam-se um pouco mais do que em alguém de uma estrutura mais alta e por consequência sinto-me com uma auto-estima muito baixa.
 Decidi então começar a praticar exercício físico e retomar uma alimentação mais cuidada no meu dia-a-dia. Como tenho uma profissão em que me encontro 7h sentada, sinto que acabo até por me começar a sentir cansada ao mínimo esforço praticado.
 O que gostava que me indicasse, se possível, era alguns exercícios físicos que pudesse praticar em casa (pois não tenho tempo nem dinheiro para ir para um ginásio) e que se adequasse a 2 dias por semana (pois irei praticar apenas ao fim-de-semana por falta de condições durante a semana).
 Em relação á alimentação gostaria que me dissesse se posso comer de tudo (tenho noção de que necessito de comer mais hortaliças, fruta, sopas) e que outros cuidados deverei ter.
 Devo referir que sou uma pessoa que se desloca maioritariamente de transportes (pelo menos durante a semana) o que faz com que ande uma média de 30/40 minutos por dia e que bebo á volta de 1.5l de água.
Agradeço a atenção dispensada.
Mariana Frade
 
Olá Mariana,
A acumulação de gordura é frequentemente provocada por modificações nos hábitos de vida, tais como: vida profissional sedentária, como aliás refere; raramente subir escadas; ingerir mais calorias que aquelas que se gastam; ocupar os tempos livres com actividades sedentárias (idas ao cinema, televisão, etc.).
 Existem, no entanto factores específicos difíceis de alterar, como: as tendências genéticas, perturbações afectivas (emocionais), alteração do normal funcionamento do sistema hormonal.
Relativamente à actividade física, exercício ideal para “queimar” gordura (esteja ele onde estiver...) é o treino do tipo aeróbio (ou treino cardiovascular). Isto significa, realizar um movimento contínuo, durante um longo período de tempo, sem ficar demasiado cansada.
Apesar de chegar ao fim do dia cansada procure fazer um esforço de manhã ou quando regressa do trabalho, e ande a pé num ritmo intenso, e não como quem anda às compras, ou a passear o cão. Deve procurar fazer esse esforço pelo menos 30 minutos por dia. Se não conseguir faça pelo menos em dias alternados.
Quando utiliza os transportes públicos, experimente por exemplo sair uma ou duas paragens antes do seu destino
Em casa pode comprar uma Fitball (bola de Pilates), porque tem uma enorme variedade de utilizações pare exercício em casa. Os exercícios possíveis são tão variados que sugiro que faça uma pesquisa na Net, com este tema e vai inclusivamente encontrar imagens muito mais esclarecedoras que qualquer descrição que lhe possa fazer.
 Pode também comprar um step, (simulação de um degrau) o que lhe permitirá fazer treino cardiovascular em casa, de maior ou menor intensidade dependendo da velocidade,  fazer elásticos, caneleiras e halteres, servindo o step de base de apoio.
 Mas atenção não compre nada sem antes ter estudado  o que poderá fazer.
Quanto à alimentação: coma muitas vezes ao dia, pouca quantidade, evite os doces, fritos, molhos, queijos e manteiga, beba muita água e “fuja” ao álcool e aos refrigerantes.
Seja paciente e persistente, não desista! Mais vale manter sessões pouco intensas diárias, do que fazer treinos muito intensos apenas alguns dias por semana.
Boa sorte!
Isabel Fragoso
www.longaevitas.pt

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.