Nutrição
Boa noite,
Antes de mais gostaria de agradecer à Dra. Isabel Fragoso pelas saudáveis iniciativas propostas no site, uma vez que podem ser um aliado crucial para quem quer usufriur de uma vida activa e colorida.
O meu nome é Estefânia Rodrigues, tenho 18 anos e vivo em Vila Nova de Gaia.
Para mim, a adolescência traduziu-se num período conturbado. Ganhei muito peso devido aos hábitos alimentares de excessos, conjugados com muitos doces! Com 15 anos pesava 72 kg e media 1, 60 m!
Por iniciativa própria e após um período de recolha de informação sobre rituais de vida saudável, reuni a familia e traçei um novo plano alimentar com vista a perder os quilinhos a mais e de forma a não se traduzir, futuramente, em problemas gravosos para a saúde. Sentia-me pesada e diferente das outras meninas.
O plano alimentar começou por incluir sopa e legumes em todas as refeições. Dexei de comer carne vermelha e, ainda hoje, não sinto necessidade de ingeri-la. Substitui os doces que comia diariamente por uma peça de fruta. Substitui o pão branco pelo pão integral e o mesmo aconteceu com o arroz e massas.
Hoje tenho 18 anos, meço 1, 72 e peso 54 kg!
O meu dia de dieta alimentar começa com um pão integral (50 gr) e com um iogurte 0% de gordura. Ao almoço opto por carne branca (aves) ou peixe, acompanhado por legumes ou salada. Ao lanche como 2 fatias de pão integral com fiambre de perú ou frango. O jantar é semelhante ao almoço. Bebo muitos liquidos, incluindo chá. Pratico exercicío fisico diaraiamente.
No entanto, uma dúvida persiste sobre o meu dia alimentar. Ingiro demasiado pão (uma vez que como duas unidades por dia - ao pequeno- almoço e ao lanche)?
Muito obrigada pela oportunidade de expressar a minha felicidade pela conquista de uma vida saudável e activa e pelo esclarecimento desta dúvida!
Com os melhores cumprimentos, Estefânia Rodrigues.