Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

26
Nov09

Intolerância alimentar chave para a compreensão da inflamação crónica

Longaevitas

Nova investigação revela ligação e oferece solução para quem sofre de inflamação crónica

A eliminação de alimentos problema da dieta pode reduzir drasticamente os sintomas da inflamação crónica, de acordo com nova pesquisa realizada pela Universidade de York e pela Yorktest, líder em investigação sobre alergia alimentar (1).
Apoiada em recentes descobertas clínicas que identificaram a ligação directa entre alimentação e diversas doenças inflamatórias do corpo (2), a nova pesquisa oferece esperança a 45% da população, que se pensa sofrer de inflamação crónica, como cólon irritável, artrite e psoríase.

“Elevados benefícios”
A surpreendente investigação, analisada pela York University, e feita a partir dos dados de 5.000 participantes, mostrou que mais de 75% apresentaram melhoras dos seus sintomas de moderadas a altas, três semanas após ter removido os alimentos identificados através dum teste de anticorpos IgG, geralmente utilizado para identificar intolerância a alimentos.

Registaram-se melhorias entre os participantes com queixas de "moderadas a elevadas" dos seguintes sintomas (%) de:

• Flatulência (91%)
• Dor de estômago (90%)
• Dores nas articulações (88%)
• Colite (88%)
• Fadiga (87%)
• Erupções cutâneas (84%)
• Artrite (74%)

Nos casos de doentes com síndrome do intestino irritável (IBS), houve uma redução significativa na distensão do estômago, da disfunção intestinal e melhoria do bem-estar geral, e também uma redução da dor e fadiga (3).

Geoffrey Hardman, da Universidade de York, co-autor do estudo, comentou: "Este grande inquérito, o maior do seu tipo, dá uma indicação clara dos benefícios que as mudanças alimentares podem ter sobre algumas das situações crónicas mais comuns."
O Dr Hilary Jones, especialista em Medicina Familiar também comentou: "Ao longo dos anos, no meu trabalho como Clínico Geral, conheci muitos pacientes que sofrem com doenças crónicas, tais como síndrome do intestino irritável (IBS) e artrite. Estas novas descobertas, mostram que essas doenças podem estar ligadas à intolerância alimentar, oferecendo assim uma esperança para muitos que sofrem com os sintomas dolorosos e debilitantes dessas patologias. Há agora uma esperança de chegar à raiz do problema, procurando resolver as causas, em vez de confiar em tratamentos de longo prazo para doenças crónicas. "

A intolerância alimentar é uma resposta retardada a certos alimentos e pode ser uma doença debilitante que afecta a saúde e a qualidade de vida a longo prazo, com sintomas como doença inflamatória do intestino (IBS), inchaço, cansaço, enxaquecas e outras queixas do tracto digestivo.

Os doentes muitas vezes reagem a mais de um alimento, o que significa que pode ser um processo moroso para identificar quais os alimentos que causam os problemas. Livrar-se da intolerância alimentar exige que se identifiquem os alimentos que estão a provocar doença e, posteriormente, eliminá-los da dieta.
Actualmente, o NHS (Serviço Nacional de Saúde Inglês) defende um árduo processo de tratamento da intolerância alimentar, que envolve uma dieta de eliminação e um registo diário de alimentos, revelando-se frequentemente um processo demorado.
O Yorktest foodSCAN Teste de Intolerância Alimentar consiste num simples teste que pode ser realizado em casa a partir dum kit, que oferece uma solução simples para a identificação de até 113 "alimentos problema”.

O First Step ou Indicador Yorktest Food Intolerance Test está disponível ao preço de €25 e o Yorktest Foodscan113 Food Intolerance Test custa €375. Disponível através do Distribuidor Yorktest em Portugal, do site
www.yorktest.pt ou do telefone 214220091.




Referências:
1.        Hardman, G. and Hart, G. (2007), “Dietary advice based on food-specific IgG results”, Nutrition and Food Science, Vol. 37, pp.16-23.
2.        Vojdani, A. (2009), “Detection of IgE, IgG, IgA and IgM antibodies against raw and processed food antigens”, Nutrition and Metabolism, Vol. 6, pp22
3.        Atkinson, W., Sheldon, T.A., Shaath, N. and Whorwell, P.J. (2004), “Food elimination based on IgG antibodies in irritable bowel syndrome: a randomised controlled trial”, Gut, Vol. 53, pp.1459-64. See attached.
 

 

1 comentário

Comentar post