Trigo e Lacticínios
Os dois alergenos mais comuns, de acordo com a nossa experiência são o trigo e os productos de origem láctea. Acontece que devido ao estilo de vida actual, e da dependencia da comida "de plástico" a maioria das pessoas não faz ideia qual a origem dos alimentos que ingere.
O trigo é o cereal mais barato e o que cresce mais facilmente, e a farinha de trigo é usada não só para fazer o pão, os bolos, os biscoitos, etc...mas é utilizado na confecção de muitos alimentos "prontos a comer".
Por esta razão a quantidade de trigo ingerido por cada pessoa é muito superior à que era ingerida há poucos anos.
Para além disso, e mesmo pensando em pessoas que procuram ter cuidado com a alimentação é muito frequente ingerir uma dieta que inclui bran flakes com leite magro ao pequeno almoço, um almoço composto por uma sanduíche de queijo com baixo teor de gordura, e jantar pizza ou lasanha, intercalando fruta e vegetais.
Se verificarmos, o componente principal ao pequeno almoço, almoço e jantar é trigo e leite magro, apenas diferindo a forma como os misturamos.
Geralmente os alimentos que procuramos muito são precisamente aqueles a que a que o organismo reage. Se é pão ou biscoitos que procura ansiosamente, então provavelmente o seu organismo vai reagir a estes alimentos.
Da mesma forma que se é um copo de leite ou uma fatia de queijo que o faz rondar o frigorífico, então considere a possibilidade de ter uma alergia a estes alimentos.
Os sintomas mais comuns são: alterações de humor, irritabilidade, pensamento pouco claro, flatulência, barriga inchada, retenção de líquidos e dores articulares.