Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

08
Fev10

Exercício Físico e Gravidez

Longaevitas

 

Olá chamo-me Liliana e tenho 28 anos, ainda não estou grávida mas a qualquer momento isso pode acontecer, pois já ando a tentar a 6 meses. Eu ando no ginásio e por norma pratico exercício 3 a 4 vezes por semana, o meu problema é se depois de engravidar posso continuar a frequentar as mesmas aulas Spin, Step, Localizada,GAP, Body Balance, Hidroginástica…. . Sei que quando tiver certezas de estar grávida vou consultar a minha médica e fazer todas as perguntas necessárias. Mas até lá gostaria de ter uma noção.
Obrigado por existirem.
 

 

Olá Liliana,

Parabéns pela sua decisão.

Fez bem em procurar esclarecer o que deve fazer em termos de actividade física durante a gravidez, porque nem todo o exercício é aconselhável. Aqui ficam os meus conselhos:

1 - Desde já, enquanto está a tentar engravidar, elimine os "saltos" e as "corridas" do seu treino;

2 - Logo que tenha a confirmação de que está grávida, consulte o seu ginecologista (como aliás diz que vai fazer)

3 - Durante a gravidez não se esqueça que o seu organismo vai estar sujeito a uma alteração hormonal e um acréscimo de peso que vão alterar a sua resposta ao esforço. Por isso, continue  a fazer exercício mas se tiver sensação de fadiga exagerada dê tempo ao seu corpo para recuperar!


Este não é o momento de experimentar actividades físicas "radicais" ou intensas nem usar os pesos mais "pesados!" Tente manter uma actividade de baixa intensidade (aeróibica sem impacto, step na altura mais baixa e sem saltos, por exemplo). Deve encarar a hipótese de ter que introduzir um dia de repouso a meio da semana. Por que não aproveita para fazer uma massagem ou uma sessão de alongamento?

Felicidades!

 

Isabel Fragoso

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.