09
Mar10
Os benefícios da luz natural e óculos/ lentes
Longaevitas
Dra. Já li em várias respostas colocadas aqui no blog, os vários beneficios que tem a luz solar. Li também que a Dra. aconselhava que quando fosse dar uma caminhada de manhã por exemplo não se levasse óculos devido a diminuir o comprimento de onda da luz certo? O que eu queria perguntar era se o uso de lentes de contacto também provoca essa diminuição da luz solar que chega ao cérebro? Se for assim aconselha a ir fazer uma caminhada sem as lentes de contacto?
Se tiver interesse em aprofundar este tema sugiro a leitura do livro do foto biólogo Dr. John Ott -Health and Light - onde conta como, por casualidade descobriu nele próprio, que a química do corpo, e o metabolismo de cada célula, de cada tecido é influenciado pelas características da luz que entra nos olhos e alcança a glândula pineal.
Ott foi o primeiro a demonstrar em 1964, num trabalho publicado no anais do New York Academy of Science, como as plantas só podem atingir pleno desenvolvimento se a luz solar chegar a elas sem ser reduzida ou distorcida por qualquer forma de vidro ou material transparente e que, por exemplo o desenvolvimento das maçãs pode ser retardado ou completamente impedido se a luz solar for simplesmente filtrada mesmo que atinja a planta através de vidro transparente.
O facto é que as lentes dos óculos, e naturalmente também das lentes de contacto mesmo sendo transparentes, induzem uma distorção no comprimento de onda impedindo-a quase completamente de chegar ao olho, eliminando quase inteiramente os raios ultravioleta que mesmo sendo invisíveis, condicionam o correcto funcionamento do “delicado” sistema endócrino e hormonal.
Boas caminhadas!