Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

20
Mai10

LUZ E HORMONAS

Longaevitas

Hoje estava a ouvir na Antena 1 um conhecido Psiquiatra sobre a importância da luz na saúde mental.

O tema interessou-me e pensei que seria um tema que poderia ser muito bem explorado por alguém que conhece os problemas da mente, mas limitou-se a dizer que aliviamos o stress quando andamos ao ar livre, e sobretudo se houver barulho da água por perto isto aumenta a nossa tranquilidade...

Depois acrescentou, que de facto esses 5 minutos são importantes para a saúde mental, porque para melhorar a saúde física é necessário fazer actividade física.

Não houve uma única explicação fisiológica sobre a importância da luz. Pois bem, conhecendo nós os benefícios da luz, tão mal tratada sobretudo no início de cada verão, achámos que seria importante transcrever o que diz numa parte do seu livro "Curar" - capítulo 7. A ENERGIA DA LUZ: REGULAR O RELÓGIO BIOLÓGICO,  o Psiquiatra francês David Servan-Schreiber.

"A luz influencia directamente, controla mesmo, diversas funções essenciais do cérebro emocional. Para os animais que vivem sem a influência de fontes artificiais de luz, é o comprimento dos dias e das noites que determina a hora a que se deitam e se levantam. A luz controla também a maior parte dos instintos vitais, como o apetite pela comida e o apetite sexual, e até o apetiite pela exploração da novidade.

Experiências laboratoriais mostram que é a luz que controla todas estas alterações instintuais no fim do Inverno. A luz penetra no cérebro pelos olhos e o seu efeito é directamente transmitido a um grupo especilaizado de células chamado hipotálamo que se encontra no centro do cérebro emocional. O hipótalamo rege a secreção de todas as hormonas do corpo. Por consequência, age no apetite, libido, nos ciclos do sono, nos ciclos menstruias, na regulação da tempertura, no metabolismo das gorduras, e, sobretudo no humor e na energia da acção......é pois impossível substituir inteiramente a influência do sol dos candeeiros dos nossos gabinetes."

 

Aproveitem a luz que nos é oferecida neste país maravilhoso!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.