Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

23
Jun10

Saúde e estilo de vida

Longaevitas

Nunca a falta de actividade física foi tão acentuada como nos nossos dias. Além disso nunca se ingeriram tantos alimentos processados, nunca se passou tanto tempo dentro de 4 paredes, dependente de luz artificial, nunca se ingeriram tantos medicamentos, nunca se procedeu a tantas cirurgias, nem nunca o homem esteve tão exposto a uma tão grande poluição química, electromagnética e de informação.

Podemos afirmar que as consequências nefastas ainda não são claras, mas uma coisa é certa é que a tendência é bem clara.

Basta pensarmos nas doenças degenerativas, como o cancro. Esta doença que há poucos anos ainda nem estava entre as primeiras 10 causas de morte, actualmente mata aproximadamente 1 em cada 4 pessoas. As doenças cardiacas que também não estavam entre as 10 primeiras causas de morte há 100 anos, hoje são responsáveis por 1/3 das mortes, a diabetes que era uma doença desconhecida há poucos anos afecta só nos EUA mais de 12 milhões de pessoas,e a sua incidência aumenta constantemente, a hipertensão que nem sequer era reportada até à introdução do sal comercial, é agora uma ameaça em 1 de cada 4 pessoas, e em 2 em cada 3 com mais de sessenta e cinco anos.

As doenças ósseas também tiveram uma tal evolução que hoje a grande maioria das mulheres sofre de osteoporose e muitos homems e um número cada vez maior de jovens sofre de doenças ósseas, têm dificuldades para responder aos desafios das rotinas diárias.

 

Se quisermos enfrentar estas verdadeiras epidemias do sec XX e XXI temos que interiorizar pelo menos estes factos:

  1. A nutrição tem um impacto profundo em quase todas as grandes doenças das sociedades ocidentais. Hipocrates dizia: "Deixa a tua alimentação ser o teu remédio e o teu remédio a tua alimentação"
  2. Uma das fontes de energia mais abundantes e melhor estabelecidas pela ciência é o exercício físico.
  3. A luz natural é capaz de influenciar todos os nossos ritmos biológicos, incluindo os do cérebro emocional.

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.