Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

24
Out10

A importância da LUZ nos instintos vitais

Longaevitas

A luz influencia directamente, controla mesmo, diversas funções essenciais do cérebro emocional. A luz controla também a maior parte dos instintos vitais, como o apetite pela comida e o apetite sexual, e até o apetite pela exploração da novidade. Experiências laboratoriais mostram que é a luz, e não a mudança de temperatura que controla todas estas alterações instintuais no fim do Inverno. A luz penetra no cérebro pelos olhos e o seu efeito é directamente transmitido ao hipotálamo que se encontra no centro do cérebro emocional. É o hipotálamo que rege a secreção de todas as hormonas do corpo. Por consequência, age no apetite, na libido, nos ciclos do sono, nos ciclos menstruiais, na regulação da temperatura, no metabolismo das gorduras, e, sobretudo no humor e na energia da acção.

É obvio que o domínio do fogo, e depois da electricidade, nos libertou em parte do controlo que o ciclo natural da luz impõe normalmente às horas de sono e vigília, mas a luz artificial com que funcionamos no Inverno é vinte cinco vezes mais intensa do que luz natural de um dia cinzento. É pois impossível substituir inteiramente a influência do sol pela dos candeeiros dos nossos gabinetes.

Este texto é retirado do livro "Curar" do Psiquiatra David Servan-Schreiber, investigador em neuro-ciências cognitivas

 

 

 

Porque o nosso estilo de vida por vezes nos retira a possibilidade de nos expormos à luz do sol, como deveriamos, temos de compensar essa deficiência. Na Clínica Longaevitas podemos fazer sessões no fantástico e único Biodream, que combina a fototerapia, com cromoterapia, hipertermia e musicoterapia, com luz pulsátil que acompanha a nossa frequência cardíaca. Os resultados são alcançados, através de três programaa , Ordem, Energia e Felicidade, e este sistema é conhecido no país de origem (Itália), como "Machina de la gioia" ou "Machina de la felicità".

 

 

O ideal é fazermos a combinação das várias sessões, pelo que para as situações "padrão" recomendamos 3 sessões do programa Ordem, 2 sessões do programa Energia e 2 sessões do programa Felicidade. A partir daqui as sessões são adaptadas às necessidades.

1 comentário

Comentar post