Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

28
Mar12

Cólon Irritável e Yorktest (Testemunho de Denise Lewis )

Longaevitas

Durante 13 anos sofri duma doença incurável e desgastante chamada sindrome do cólon irritável (IBS). Por vezes contorcia-me com dores, a sensação que tinha era de alguém estar a arrancar-me os intestinos e não havia nada que eu pudesse fazer para aliviar a dor - nem estar de pé, nem sentada, nem deitada. De repente ficava desesperada e tinha que ir à casa de banho a correr.

A primeira vez que senti os sintomas de cólon irritável - inchaço, obstipação e gases, seguindo-se umas dores de estômago horríveis. Achei que se tratava de incidentes isolados porque ocorreram com intervalos de meses.


Até que um ano mais tarde, numa competição em Birmingham, tive um ataque particularnete agudo. Foi durante a manhã do dia da competição e durou mais de duas horas. Passei todo o tempo de preparação a tentar aliviar os sintomas, e a rezar para que desaparecessem. Até que finalmente consegui melhorar e venci a prova. Depois desta crise fui ao meu médico de Clínica Geral que me mandou para um especialista de gastroenterologia. Fez uma endoscopia, mas ele não encontrou nada. Mandaram-me para casa com umas patilhas anti-ácidas e Fybrogel, um medicamento para me ajudar com os problemas de obstipação.

Passei a tomar nota dos alimentos que ingeria diariamente para tentar descobrir qual a causa destas crises, mas parecia não haver uma lógica. Depois procurei perceber se isto estaria relacionado com o ciclo mesntrual; mas mais uma vez não havia qualquer ligação.

(Continua)