Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

26
Abr12

A importância da luz (2)

Longaevitas

Continuamos hoje o tema do capítulo - a energia da luz - do Dr David Servan-Schreiber

A influência da luz parece mais evidente nas mulheres do que nos homens, porque fazem a experiência todos os meses das variações cíclicas na secreção das hormonas - sabem melhor a que ponto as funções do corpo - e as emoções - são variáveis e estão submetidas a ritmos naturais.

É óbvio que o domínio do fogo, e depois da electricidade, nos libertou em parte do controlo que o ciclo natural impõe normalmente às horas de sono e vigília. Mas a luz artificial com que funcionamos nos Inverno é cinco a  vinte vez menos intensa do que a luz natural de um dia cinzento. É pois impossível substituir inteiramente a influência do sol pela dos candeeiros dos nossos gabinetes.

O ciclo do sono não é o único a ser controlado pela alternância do dia e da noite. Vários outros ritmos biológicos seguem este ciclo de vinte e quatro horas. A temperatura do corpo, a secreção de diferentes hormonas, como o cortisol, a hormona principal do stress, obedece a um ritmo de vinte e quatro horas. Os sucos gástricos e a actividade do sistema digestivo seguem também eles, um ritmo ao longo do dia. Normalmente esses ritmos estão alinhados uns em relação aos outros. 

No século XX, os fisiologistas descobriram que as viagens de avião que nos fazem saltar vários fusos horários podem desregular este ordenamento.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.