Intolerância ao glúten atualmente quatro vezes mais comum do que na década de 1950
Investigadores da Clínica Mayo e da Universidade de Minnesota conduziram um estudo para determinar se aumentou o número de pessoas incapazes de digerir o glúten. Os cientistas utilizaram dados de recrutas na base da Força Aérea Warren em Cheyenne, WY, entre 1948 e 1954.
Os investigadores descobriram que a intolerância ao glúten é quatro vezes mais comum hoje do que era naquela época. Além disso o risco de morte aumentou quatro vezes nestes doentes. As descobertas foram particularmente surpreendentes, pois a comunidade médica atribui o aumento significativo no diagnóstico de intolerância ao glúten ao facto de haver actualmente uma maior consciencialização.
O Dr. Andrew Murray, da Clínica Mayo diz que os cientistas não sabem exatamente qual a razão do aumento de intolerância ao glúten hoje em dia, mas sugere que uma razão pode estar relacionada com as alterações bruscas de nossos hábitos alimentares e mudanças na forma como os alimentos são processados. "Cinquenta anos é muito rápido para a genética humana ter mudado", diz o Dr. Murray. "O que nos diz que tem que haver grande influência ambiental."