Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

Exercício e Saúde

by LONGAEVITAS.pt

25
Fev13

Hora das refeições e perda de peso

Longaevitas

Há diversos estudos realizados anteriormente com modelos animais que sugerem uma relação entre a hora de ingestão dos alimentos  e a regulação do peso. Frank Scheer, de Brigham e do Women’s Hospital (Massachusetts, EUA), e colegas, avaliaram a influência da hora de ingestão dos alimentos e a perda de peso num grupo de 420 indivíduos que entraram num programa de redução de peso durante 20 semanas.

Os participantes foram divididos em dois grupos: os que comiam mais cedo e os que comiam mais tarde, de acordo com a preferência de cada um para fazer a refeição principal, que nesta população Mediterrânica foi o almoço. Verificou-se que era ao almoço que eram ingeridas 40% do total de calorias diárias. Os que almoçavam cedo faziam-no antes das três horas da tarde, e os que comiam tarde faziam-no depois dessa hora.

 Os investigadores descobriram que os que comiam mais tarde tinham uma perda de peso significativamente menor do que os que comiam cedo, além de terem uma perda de peso muito mais lenta.

 

Os indivíduos que comiam mais tarde também apresentavam uma menor sensibilidade à insulina, um fator de risco para a diabetes.

Os investigadores concluíram ainda que a hora de ingestão das outras refeições (menores) não tinha influência na perda de peso. No entanto, os indivíduos do grupo que comia mais tarde, e que perdiam menos peso também ingeriam menos calorias ao pequeno almoço e mais frequentemente “saltavam”  esta refeição por completo  Estes indivíduos mostraram também uma menor sensibilidade à insulina.

Em conclusão: “Comer tarde pode influenciar o sucesso do tratamento de perda de peso ". Os autores referem ainda que: “as novas estratégias terapêuticas devem incluir não só a ingestão calórica e a distribuição dos nutrientes, como é classicamente feito, mas também a hora de ingestão dos alimentos. "

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.